Sessões

Como é composta uma sessão de TOASTMASTERS?

Apoiado numa metodologia de aprendizagem positiva e de entre-ajuda, o clube cria o ambiente propício ao desenvolvimento das capacidades de comunicação e de liderança de cada membro. Aprende-se a Comunicar para Liderar e a Liderar para Servir melhor. Sabemos que são as pessoas confiantes que melhor persuadem e influenciam.

O objetivo do Toastmasters é ajudar os membros a superar receios de falar em público e melhorar as capacidades de comunicação e liderança. Cada sessão é dividida em três momentos distintos conduzidos pelo anfitrião da sessão, função desempenhada por um Toastmaster previamente designado.

media23 DISCURSOS PREPARADOS

Esta é a primeira parte da sessão Toastmasters onde os membros apresentam um dos 10 discursos do manual Competent Communication ou um discurso de um dos 15 manuais avançados. Os manuais estão organizados em projetos, cada um com uma estrutura e com um objetivo específico. Cada manual é uma ferramenta extremamente eficaz no desenvolvimento das suas competências para falar em público e nunca lhe diz exatamente o que fazer ou o que falar, fornecendo apenas um conjunto de orientações para que pense sobre a preparação do seu discurso e cumprimento dos objetivos de cada projeto. Cada discurso tem duração específica que deve ser obrigatoriamente cumprida pelo orador.

media23 DISCURSOS DE IMPROVISO

No nosso dia-a-dia existem inúmeros os momentos em que temos de falar de improviso, ou seja, responder a uma pergunta ou falar de um tema sem termos tido tempo para nos prepararmos.
Esta situação pode acontecer com os nossos amigos, familiares, na rua ou no local de trabalho. A segunda parte da sessão visa ajudar os participantes a treinar as suas capacidades para, num período de 1 a 2 minutos, elaborar o seu ponto de vista sobre um tema que é apresentado no momento.

media23 AVALIAÇÃO

Na última parte da sessão, os membros praticam as suas capacidades de escuta ativa e de avaliação. Membros previamente escolhidos desempenham funções de avaliação que passam pela a avaliação de cada discurso preparado até à avaliação geral da sessão, incluindo controlo do tempo, erros gramaticais e identificação de obstáculos à comunicação. Estas avaliações fornecem o feedback dos avaliadores sobre o desempenho dos oradores bem como o cumprimento dos objetivos de cada discurso. As avaliações têm por objetivo apontar os aspetos positivos do discurso e de referir potenciais áreas de melhoria, de forma construtiva.